segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Arraial do Cabo- Paraíso de águas claras e caminhadas ecológicas

Localizado a apenas 140 km do Rio de Janeiro entre Búzios e Cabo Frio, Saquarema, Araruama e São Pedro da Aldeia, o Arraial do Cabo faz parte da Costa do Sol, um importante cinturão turístico da cidade do Rio de Janeiro.


Privilegiada por agrupar em um só lugar tantas alternativas para os turistas, a cidade atrai a atenção não só pelas belas praias, mas pela infra-estrutura e prática de esporte da natureza.



Praias em Arraial do Cabo


De carro ou de barco, conheça as praias de areias brancas e águas cristalinas da região. Todas próprias para o banho, algumas são ideais para a prática de mergulho de observação. A região é uma das cinco privilegiadas no mundo em riquezas subaquáticas, explicada pelo fenômeno da ressurgência, que consiste no afloramento das águas das correntes frias vindas da Antártida, ricas em nutrientes que proporcionam um espetáculo de fauna e flora.



Ilha do Farol em Arraial do Cabo
A Praia do Forno é apropriada para o mergulho e pesca submarina.
Crédito: Divulgação / Site: Arraial do Cabo



Da Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos, a mais famosa da região, escunas oferecem passeios pelas praias Grande, dos Anjos, Prainha, da Ilha, Pontal e Brava, com paradas em algumas delas para mergulho e pesca. Dependendo da época do ano, tartarugas, peixes exóticos e até golfinhos podem ser observados na região.


Praia do Forno em Arraial do Cabo
A Praia do Forno é apropriada para o mergulho e pesca submarina.
Crédito: divulgação / Site: Arraial do Cabo


As águas transparentes da Praia do Forno são convidativas para o mergulho e para a pesca. De difícil acesso e com vegetação típica de restinga, é protegida pelo Morro do Forno. Próximo à praia, encontra-se o Bar Flutuante, onde se pode saborear frutos do mar frescos. Formações rochosas magníficas e as ruínas da antiga Fortaleza do Marisco completam o belo visual da região.


Praia Brava em Arraial do Cabo, a preferida dos surfistas
Muito frequentada por surfistas, a Praia Brava possui um visual selvagem.
Crédito: divulgação / site: Arraial do Cabo


Preferida pelos surfistas, a Praia Brava, com suas ondas fortes, é perigosa para banho. O local oferece um visual selvagem, cujo acesso é pelo Morro do Pontal do Atalaia. A Praia do Pontal, que em época de mar agitado também reúne os amantes dos esportes radicais, é também recomendada para toda a família (nas marés baixas). Muito procurada para pesca de arrastão e de vara, é o lugar perfeito para quem procura tranqüilidade.


Localizada na Ilha do Farol, a Praia do Farol abriga as ruínas do Farol (1833), a Fenda de Nossa Senhora, a Ponta do Focinho e o Farol Novo (1861). Um dos pontos altos do turismo de Arraial é a visita à Gruta Azul, situada à oeste da Ilha.


Na Praia dos Anjos são encontrados o Museu Oceanográfico da Marinha, o Marco Histórico, Obelisco de Américo Vespúcio, Casa de Piedra, Igreja Nossa Senhora dos Remédios e diversas construções do século XIX, além da Praça do Cova, ponto de agitação da noite de Arraial.



Caminhadas ecológicas em Arraial do Cabo


Em meio a Mata Atlântica, são encontradas inúmeras trilhas para caminhadas ecológicas, colocando o visitante em contato com a fauna e a flora local.


Dentre as dicas estão a enseada do Marmutá que proporciona um fascinante passeio de duas horas em mata fechada ou a Restinga de Massambaba localizada na faixa de areia entre a lagoa e o mar onde se pode avistar raras orquídeas e bromélias, além de frutas silvestres e plantas medicinais.


A Ilha do Farol tem cinco quilômetros de extensão, com picos de até 390 metros de altitude. Para se chegar ao Farol Velho o acesso é por uma trilha fechada que vencida, oferece aos visitantes um troféu deslumbrante, uma vista de toda a Região dos Lagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário